Planta que brilha

10022018
Share Button
Planta que brilha no escuro pode revolucionar iluminação

Projeto que busca apoio no site de financiamento coletivo Kickstarter promete substituir o abajur de casa por uma planta que gera sua própria luz, dispensando uso de eletricidade

Glowing Plant, projeto quer produzir planta que brilha no escuro

São Paulo – Depois da camisa masculina que dura até 100 dias sem precisar lavar, outro projeto registrado no site de financiamento coletivo Kickstarter vem causando buzz por suas intenções ecológicas radicais. Trata-se do Glowing Plant Project, que promete mudar a forma como utilizamos energia elétrica no dia a dia, ao criar uma planta que brilha no escuro.

Em menos de duas semanas, o projeto já arrecadou 270 mil dólares de mais de 4 mil pessoas, sendo que o objetivo era apenas de 65 mil dólares.

Por trás dessa empreitada está um time de biólogos e engenheiros que buscam identificar genes de bactérias bioluminescentes e usar a sequência de DNA para reprogramar e projetar novas sequências a serem implantadas em outras plantas, tornando-as capazes de brilhar no escuro.

Quando os protótipos das plantas brilhantes forem criados, entretanto, há uma chance de que essa primeira leva não venha a brilhar tanto quanto as pessoas gostariam. A expectativa dos criadores – nesta fase inicial – é ter uma planta que você possa ver claramente no escuro, mas não a ponto de substituir lâmpadas.

Talvez a parte mais interessante do projeto de plantas incandescentes seja explorar novas formas de iluminação sustentável e o que isso poderá significar para o futuro. E aí, você trocaria seu abajur por um exemplar da Glowing Plant?

Fonte: Exame

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>